Artigos

Acompanhe aqui a produção científica de artigos escritos por nossos profissionais.
Nestes artigos você encontra informações relevantes acerca da ciência psicológica.
Leia, são conteúdos que podem lhe ajudar!



Autor do artigo

MAÍSA OLIVEIRA COSTA FERREIRA - CRP 23/1167


Publicado dia 24/09/2019

VOCÊ COME POR NECESSIDADE OU POR DESEJO?

Para Ferreira e Meier (2012, 8p) “Emagrecer é um processo que envolve o físico e o emocional. Além de seguir uma dieta adequada e fazer exercícios, é preciso também reeducar nossos afetos”.
Assim sendo, faz-se necessário compreender a mensagem que nosso cérebro e nosso corpo emitem, de modo que, o nosso peso está ligado diretamente ao nosso estilo de vida, de quem nós somos, como pensamos e como agimos no dia-a-dia.
Então devem estar se perguntando: - Então como eu crio uma autonomia emocional?
Inicialmente precisa-se atentar-se aos sinais que suas emoções emitem, ou seja, O que eu sinto? Como eu sinto? Com que frequência? Decorrente de que (situações)? Que tipo de pensamentos tenho? Como eu ajo (diante de situações e pensamentos), dentre outras perguntas.
Segundo Daniel Goleman (1995) apud Ferreira e Meier (2012) temos dois cérebros: o emocional e o racional. Então, podemos entender que precisamos criar uma relação de harmonia entre esses dois cérebros, ou seja, a cabeça e o coração precisam andar juntos.
As dificuldades em relação à comida e ao ato de comer está ligada as disfunções afetivo-emocionais. As pessoas que procuram de algum modo ajuda para emagrecer acreditam que o fato de ficarem magras novamente, vai resolver os seus problemas e muitas vezes essas tentativas falham, pois, o emagrecimento está ligado diretamente a como você gere a sua vida e em como você lida com seus pensamentos e problemas.
O que quero dizer com isso? Que a verdadeira dor é encoberta para o problema do emagrecimento, de tornar-se magro; e isso faz com que as pessoas vivam no efeito sanfona, emagrece-engorda, engorda-emagrece. Quando estas pessoas conseguem emagrecer acredita-se que os seus problemas sumam junto com o excesso de gordura, fato que com o tempo elas vão tomando consciência de que o excesso de peso saiu de suas vidas, mas que os problemas continuam, e o peso, não pode ser mais escudo para justificar suas angústias e frustrações.
E se eu não tenho mais o escudo? Devem estra se perguntando. Simples: Volto a comer, pois com isso, tenho novamente meu escudo e me refúgio na sombra dos meus problemas centrais.
Para a Psicossomática, para se compreender melhor qualquer doença, precisamos entender o que está por trás da mesma, ou seja, o indivíduo. Então, o autoconhecimento é uma das ferramentas mais valiosas para um emagrecimento eficaz e duradouro. É saber quem somos, porque somos o que somos, o que nos levou a ser assim, o que nos mantém assim, e assim por diante.
Após abster-se desses conhecimentos, voltemos ao nosso tema central. Porque você come? Necessidade ou vontade? A comida que está ingerindo nutre o seu corpo ou sua alma? Ela preenche o vazio do seu estômago ou das suas emoções?
Sabemos que quando sinto fome fisiológica, que é a chamada sensação de vazio no estômago, estou preenchendo minha fome física. Então, o que é essa tal de fome emocional? Para Ferreira e Meier (2012) você come não por sentir uma sensação de vazio no estômago, mas por sentir um vazio que parece ser no estômago, e estes movimentos sendo desconhecidos por você , acredita que a saída é fazer uso da saciação fisiológica para curar algo que é emocional, e como você já imagina, não funciona, pois não se cura uma fome emocional com algo que é do físico. E assim, inicia-se um longo processo do ciclo vicioso.
Para esses autores nós estamos “sempre à procura de alguma coisa, por isso haverá sempre ‘um vazio’ em nós impossível de ser alimentado com comida. Um vazio estrutural que necessitamos aprender a lidar” (2012, 17 e 18p).
A fome física é descrita por Stuart (1978) como por uma necessidade de comida, que geralmente não aparece pelo menos umas seis horas após uma refeição adequada e que dura apenas alguns minutos e traz consigo sintomas como: tonteira, perda de concentração e outros sinais físicos. A fome emocional é definida por ele como (apetite) e surge quando a nossa mente pede por comida, ou seja, quando estamos perto de comida, quando temos hábitos que associamos com comida e também através dos nossos pensamentos e sentimentos.
Se chegou até aqui e percebeu que está tendo um comportamento inadequado com a comida, entenda que é uma tentativa sua de solucionar um problema e está camuflando o problema real para um problema físico (gordura). Isso acontece porque você possui problemas escondidos por trás do escudo de gordura, que por sua vez ainda não são reconhecidos por você e a comida se torna uma anestesia para suas emoções desagradáveis.
Então, como conduzir adequadamente as emoções? Para que isso aconteça você precisa adquirir maturidade emocional. E para isso, você precisará aprender a conviver com as suas falhas e vazios internos ao invés de fugir deles.
E como faço isso? É controlar o impulso de comer enquanto aprende a comer de forma adequada; é ter autocontrole; controlar o que come diariamente, é estar alerta aos pensamentos que sabotam o seu emagrecimento e é estar consciente das emoções diárias.


FERREIRA, Maria Marta; Psicologia do Emagrecimento/Maria Marta Ferreira, Marcos Meier. – 2ªed. Rio de Janeiro: Revinter, 2012, 140p.

STUART, Richard B. Pense magro e emagreça. Tradução Izabel Paquet de Araripe. Rio de janeiro – RJ – Editora Record, 1978, 212p.



Copyright © 2017 - Clínica Psicocenter. Todos os direitos reservados
Termos de Uso

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: